Conservação de EPI’s

Conservação de EPI’s

Por que é importante cuidar bem dos EPIs??

Cuidar bem dos equipamentos de proteção individual é uma das ações mais fáceis e simples que cada um pode aplicar para evitar grandes problemas dentro de sua empresa. Sabe aquele famoso Princípio de Paretto, em que 20% das ações são responsáveis por 80% dos resultados? É mais ou menos isso no caso da conservação de EPIs.

 



 

Siga esses passos.....

1)      O primeiro passo para uma boa conservação de EPI é manter esses equipamentos sempre limpos e higienizados. Para saber qual é a forma correta de fazer isso com todos os EPIs da empresa o ideal é entrar em contato com o vendedor ou fabricante. Ele poderá informá-lo com precisão sobre o que se deve fazer para manter cada item limpo.

 

2)      Faça o armazenamento adequado dos EPIs. Saber onde guardar os equipamentos de proteção individual também vai ajudar a preservá-los por muito mais tempo. É que, em alguns ambientes, EPIs estão mais propensos a serem danificados por choque ou contato indevido. O ideal é evitar espaços onde há muito calor e umidade. Da mesma maneira como acontece quando é feita a higienização do EPI, mantê-lo seco vai evitar a proliferação de micro-organismos que podem causar problemas de saúde na equipe.

 

3)      Troque os EPIs no momento certo: Fazer a troca dos equipamentos de proteção individual é tão importante para a conservação deles quanto qualquer outro dos passos listados aqui. A maioria dos EPIs são trocados pelas empresas de acordo com uma política interna, seguindo o histórico de substituição.

 

Dicas para limpeza dos principais EPI’s

 

Protetor auricular

Protetores auriculares e protetores auditivos, quando não descartáveis, precisam ser lavados ao final do dia para a retirada de sujeiras do ambiente e secreções do ouvido. O ideal é que esses equipamentos sequem naturalmente, à sombra, após a aplicação do sabão neutro e de água em abundância.

Procure não danificar os fios do protetor e, sempre que possível, identifique um dos lados do item (direita/esquerda). Assim, infecções de um ouvido não serão transmitidas para o outro.




Capacetes

Capacetes podem ser higienizados com apenas um pano úmido, ao final de cada dia, para retirar o excesso de sujeira (poeira e similares). Esses itens, como outros da lista, precisam passar por inspeção frequente e, se houver qualquer trinco ou se eles tiverem perdido a fita não devem ser utilizados novamente.




Luvas de segurança

Todos esses equipamentos também precisam ser lavados com sabão neutro ao final do dia e deixados para secar à sombra. Mas, além disso, devem passar por inspeção diária.


 


Calçados

Todos os calçados de proteção precisam ser descansados quando o trabalhador não estiver utilizando-os. Assim como acontece com sapatos tradicionais, esse tempo de “respiro” será importante evitar a proliferação de bactérias.

Botas jamais devem ser compartilhadas e, uma vez a cada período (que pode ser de quinze dias ou de um mês, dependendo da atividade realizada com os sapatos) devem ser lavadas e secadas à sombra.


    



Óculos de proteção

Os óculos também devem ser lavados ao final de cada jornada de trabalho, preferencialmente com detergente neutro. Ele é mais indicado para tirar as sujeiras típicas desses itens, como as marcas que aparecem nas lentes ao serem manuseadas. Não utilize nenhum tipo de esponja, que poderia causar marcas no equipamento, apenas as próprias mãos. Seque com toalha macia ou papel toalha.




Espero que tenha gostado da leitura desse material! All the best for you!!!

Marcelo Ramos Silva

Técnico de Segurança / Bombeiro Civil

(19) 981299-31

marceloramos_tst@hotmail.com

https://www.linkedin.com/in/marcelo-ramos-da-silva-b80343165/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lacre de Extintor 2025: Tudo o que Você Precisa Saber

A importância da gestão dos EPIS

Mudanças da NR-6