Como se proteger contra o calor e fumaças?

 


Pense no calor extremo como uma doença desenfreada que causa taquicardia, cãibras musculares, pele fria e úmida, náuseas, vômitos, fadiga extrema, tontura, dores de cabeça e desmaios — uma doença que reduz a produtividade dos colaboradores e afeta a vida de todos em geral.

O aumento das temperaturas tem agravado as condições climáticas e prejudicado a saúde da população brasileira. Esse cenário tem afetado diversas regiões, estamos vendo os números de queimadas subindo exponencialmente.

Em um cenário como este, como podemos proteger a nossa população e colaboradores?

Veja as dicas a seguir:

1. Fique em um lugar seguro e fechado

Para proteger a saúde das fumaças das queimadas, fique dentro de casa com portas e janelas fechadas. Procure abrigo em outro lugar caso não tenha ar condicionado e estiver muito quente para ficar dentro de casa com o ambiente fechado. Nas empresas onde os colaboradores trabalham em áreas externas, procure disponibilizar abrigos adequados com cadeiras e água refrigerada. Se possível, adote um esquema de revezamento com as equipes. E não se esqueça de seguir as recomendações da NR-15 Anexo 3 – Limites de Tolerância Exposição ao Calor.

2. Não aumente a poluição do ar

Evite aumentar a poluição do ar dentro de casa: não acenda velas, nem utilize fogões a gás, propano, lenha ou lareiras. Também é importante evitar sprays aerossóis, frituras, o preparo de carnes assadas e o uso de produtos de tabaco.

3. Tenha suprimentos reservados

Tenha comida e medicamentos suficientes à mão para vários dias, para não ter de sair à procura de mantimentos. Se precisar sair, evite horários do dia em que há mais fumaça. Entre as 10h às 16h há maior incidência dos raios UVB que causam queimaduras. 

4. Use proteção ao sair de casa

Não confie em lenços para se proteger da fumaça, se você precisar ficar ao ar livre quando houver fumaça, use mascara N95, que cobrem o nariz e a boca, se ajustam perfeitamente ao rosto e podem filtrar partículas de fumaça ou cinzas antes de inalá-las.

5. Cuidado com pessoas com a saúde vulnerável

Pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, incluindo asma, idosos, crianças e mulheres grávidas devem tomar precauções especiais com as cinzas. Evitando estar em contato com elas ou sair de casa no momento de maior fumaça. Identifique os colaboradores que podem estar nesse grupo e procure adotar medidas administrativas para protege-lo.

6. Vista-se adequadamente

Use luvas, camisas de mangas compridas, calças compridas, sapatos e meias para evitar contato das cinzas com a pele. Usar óculos de proteção também é uma boa alternativa, troque os sapatos e as roupas antes de sair do local a ser limpo para não pegar cinzas e carregá-las para o carro ou outros locais limpos. 

7. Cuidado com as fontes de água

Não beba e nem use água da torneira até que as autoridades de emergência lhe digam que possa fazê-lo. Os sistemas de abastecimento de água e os poços podem ser danificados e contaminados durante os incêndios florestais; lave todos os alimentos que tenham sido expostos ao calor, fumaça, inundações ou cinzas.

8. Ingestão de água

Aumentar a ingestão de água e líquidos ajuda a manter as membranas respiratórias úmidas e, assim, mais protegidas.

Outras recomendações para se proteger da fumaça são: 

·         Usar máscara de proteção 

·         Evitar ambientes externos atingidos pela fumaça 

·         Ficar em locais ventilados, com ar condicionado ou purificadores de ar 

·         Manter portas e janelas fechadas 

·         Evitar atividades físicas em horários de alta concentração de poluentes 

·         Cobrir frestas de portas com roupas ou lençóis 

·         Melhorar a umidade do ambiente com um umidificador ou uma bacia com água 

 Procure um médico ou ajuda especializada em casos mais graves de intoxicações por fumaça, insolação ou queimaduras. 

Abraços e se cuidem!

Marcelo Ramos Silva

Técnico de Segurança / Bombeiro Civil

(19) 981299931

marceloramos_tst@hotmail.com

https://www.linkedin.com/in/marcelo-ramos-da-silva-b80343165/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lacre de Extintor 2025: Tudo o que Você Precisa Saber

A importância da gestão dos EPIS

Mudanças da NR-6